terça-feira, 11 de março de 2008

Tributo ao Racional Tim Maia - e BH conhece a vibe Racional



"Bom, minha história com Tim Maia e, mais especificamente com o Tributo ao Racional Tim Maia é a seguinte:

Uma noite de 2003, num bar em BH, o dj da casa me chamou muito a atenção. Com a maioria de seu material em vinil tocava sambajazz, soul brazuca e todas essas coisas boas. Cheguei pra conhecer e dar os parabéns pelo excelente bom gosto. Até meio 'tiete', quis ver mais do material dele e tals. Era o DJ Yuga.

Ocasionalmente nos encontrávamos em uns picos da noite da cidade. Nada demais.

Então calhou de eu precisar de um lugar mais econômico do que então pra morar. E pelos caminhos tortuosos que só a vida explica fui morar com mais cinco caras numa casa que tinha uma mesa de ping-pong na sala. Um deles era o Yuga, meu canal pra cair ali.

Um dia, chegando em casa, vi que do outro lado da rua uma loja se preparava pra virar casa noturna. Era o Ziriguidun. E o Yuga conhecia o Dudú e a Ana, donos de lá. Procurando o que fazer de som fiquei empolgado com a idéia de propor um projeto para o outro lado da rua. Esse 'detalhe' facilitaria muita coisa na produção.

Numa informalíssima sessão de 'brain storm', entre um ponto e outro no ping-pong da mesa da sala, o Yuga faz a pergunta mágica: "você conhece os discos racionais do Tim Maia?". Não. Confesso que, se não me falha a memória, nunca tinha sequer ouvido falar nos melhores discos de Tim. Ele foi no quarto e de lá veio o poder sonoro racional de 'Seu' Tim. Não tivemos dúvida. Ninguém tinha feito um show com aquelas músicas em Belo Horizonte ainda. E merecia. Baseados no princípio de que a partir do momento que uma idéia surge, se você não realizá-la outra pessoa vai realizar. Porque, se já tá no ar, é só captar. E idéia boa mesmo é a materializada.

Ali mesmo, pensando na banda pro projeto, o Yuga disse que conhecia um pessoal bacana que fazia cover do melhor do Jorge Ben e que eles também já tinham essa aspiração de fazer uma história 'Racional'. Era a banda Black Sonora. Na época meio desmembrada, precisávamos de um batera. Por que um bom batera é a metade da banda. Chamei o grande brother de outros trabalhos, Ronan Teixeira, e pra compor melhor o som lembrei do tecladista André Lima, na época da banda 'Caxacústica'. Hoje se dando bem em São Paulo. Tocando com Tita Lima, Coletivo Universal, entre outros.

Bom, saltando a linha do tempo, fechamos a data do primeiro Tributo ao Racional Tim Maia no Ziriguidun. Que teria a participação do excepcional cantor Alexandre Cardoso. Também hoje em sampa.

Apesar do nervosismo de estréia foi a melhor vibe que tive em meus, ali, onze anos de palco. Foi maravilhoso. Ficamos em estado de graça. Teve até gente da Cultura Racional de Goiás pra ver o show, rs. Foi tudo perfeito.

Mas quero destacar muito destacado o abraço que recebi, logo depois do show, do Dudú, dono do Ziriguidun. Até a hora do show, como sempre, tudo era incerteza, quem produz noite em BH sabe o que digo. E a energia de felicidade e agradecimento daquele abraço...putz, muito obrigado Dudú, de coração. E ainda pingou um troco pra rapaziada.

Com isso começamos uma história maravilhosa em homenagem ao Mestre do groove, Tim Maia, à noite de Belo Horizonte, e à todos aqueles que participaram e continuam fazendo essa história que começou com os corações abertos na Boa Vibração Positiva Sonora.

Hoje, agora, mando, daqui de sp, as melhores energias para os brothers da Black Sonora, em especial, o DJ Yuga. E para o show de 14/03, sexta agora: merd! ".

David Bemfica
músico e jornalista

Nenhum comentário: