terça-feira, 4 de março de 2008

Tim Maia Racional Vol. 1 e Vol. 2 para download


Salve, salve...

Sebastião Rodrigues Maia nasceu no Rio de Janeiro em 28 de Setembro de 1942, e todos nós sabemos que Tim Maia teve uma vida de excessos, era um homem imprevisível, teve um enorme descompromisso com agenda de shows, resmungava grosseiramente com os técnicos de som, e não posso esquecer sua grande simpatia pelas drogas e álcool. Mas entre 1974 e 1976 ele foi além de tudo, mas só foi percebido a tamanha mudança quando surgiu a noticia que Tim tinha largado todos os vícios, tão estranho quanto isso foi a noticia que ele tinha entrado para Cultura Racional, uma seita que mistura umbanda e a crença em extraterrestres para descobrir a origem e destino da existência humana, tudo isso com base em ensinamentos do livro Universo em Desencanto, que você escutará falar em mais ou menos 95% dos dois discos.

As coisas estavam mesmo mudadas para Tim Maia, tanto que de tão fanático passou a vestir-se somente de branco e pior, exigiu que todos músicos de sua banda fizessem o mesmo, acham que é só isso? Não!!!! Ele fez os músicos pintarem seus instrumentos da mesma cor. Mas por sorte nossa, mas muita sorte mesmo ele dedicou dois dos álbuns mais inspirados de sua discografia à essa religião – Tim Maia Racional Vol. 1 (1975) e Tim Maia Racional Vol. 2 (1976), e na forma mais independente possível colocou os discos embaixo do braço e foi as ruas para vender os discos em semáforos do Rio de Janeiro. Mas da mesma forma que essa mudança foi uma surpresa para todos, a sua duração também, e ainda em 1976, Tim Maia se desligou da seita, e disse para todos que aquilo tudo não passava de trambique e renegou os álbuns, raríssimos em LPs (originais), que caso você tenha a sorte de encontrá-los provavelmente não pagará menos de 200 reais por volume.

"Já rodei o mundo quase mudo / No entanto num segundo este livro veio à mão"
, canta em Bom Senso, a primeira faixa do mitológico Tim Maia Racional a citar nominalmente sua conversão. "Já senti saudade/ Já fiz muita coisa errada/ Já dormi na rua/ Já pedi ajuda/ Mas lendo atingi o bom senso: a Imunização Racional". Ele conta sua própria história sobre um funk progressivo pesado, aquele caldo grosso que os americanos chamam de deep funk. Com sua voz conduzindo uma orquestra soul perfeita (metais, cordas, guitarras, baixão, bateraço, backing vocals perfeitos, tecladaços), ele explica sua nova fase.

Os discos marca o contato de Tim com ele mesmo. Ele deixa os modismos e rádio de lado e entra em contato com o fundo de sua alma, buscando, sem máscaras, a essência da black music. Lançado de forma independente, o disco saiu pela primeira gravadora de Maia, a Seroma (as primeiras sílabas de seu nome, Sebastião Rodrigues Maia), e nunca mais foi relançado após Tim se afastar da Cultura Racional. Por seu tão direto, um disco pastor, pregador, ele não foi assimilado em sua época, sendo resgatado nos últimos anos e tendo, finalmente, sua importância reconhecida. Lançado em duas partes, o disco pode ser pensado como um álbum duplo, devido a todo o conceito musical e imaginário que compõe o material. Suas capas e contracapas são reproduções de gráficos contidos no livro Universo em Desencanto, explicando as diversas fases da humanidade, todas indo no rumo da fase racional.

E para quem ainda não conhece esta fase do "Sindico do Soul Brazuca", aqui vai os links para baixar os discos completos.

Tim Maia Racional Vol. 1 [1975]

Tim Maia Racional Vol. 2 [1975]

No mais... boa audição

Yuga

Um comentário:

felipe disse...

Eu não sou muito fãn de tim maia. Mas quando ouvi racional mudei totalmente meu conceito sobre esse musico. É uma pena que foram apenas dois anos de "bom senso" mas que deixaram uma marca de como ele era genial. ainda não tenho o volume dois, muito obrigado.