quarta-feira, 5 de março de 2008

Diretamente de São João do Meriti para o Blog Racional.... João Xavi.



Você está vendo essa porta de loja na foto ai em cima? Pois bem, essa imagem serviu de cenário para muitos momentos nestes meus 25 anos da minha vida. Sou nascido e criado em São João de Meriti, cidade da Baixada Fluminense vizinha a Belford Roxo, onde rolou o grande foco da Cultura Racional. Antes de devorar em uma noite a biografia escrita por Nelson Motta, antes mesmo de conhecer os dois volumes da magnífica obra composta pelo mestre Tim. Esse papo de Cultura Racional já invadia meus olhos e ouvidos.

O povo daqui de São João é reconhecidamente dado a manifestações de fé. Não sou eu que afirmo isso, são os dados, os números. São João tem o maior número de terreiros do estado do Rio de Janeiro, e uma população negra que beira 80%. Dizem que nestes quesitos, em âmbito nacional, nós só perdemos pra Salvador. Na época da minha infância, anos oitenta, as igrejas evangélicas ainda não haviam transformado todos os cinemas de rua em templos de pregação e a rapaziada que buscava experiências transcendentais mais emocionantes acabava batendo na porta do Racional Superior.

Naquela época O Livro chegou a ocupar a cabeceira da cama de meia-dúzia de vizinhos. Eu passava ali pela Avenida São João e avistava aquela galera vestida de branco, portando O Livro debaixo do braço e buscando a imunização. A falta d´agua, o desemprego, as ruas de terra. Já que as condições deste mundo não eram nada boas, neguinho acabava entrando de cabeça nessa onda de energias vindas de outro planeta.

Neste tempo os vinis do Tim Maia embalavam as festinhas aqui na vizinhança. A fórmula “metade mela-cueca, metade esquenta-suvaco” mantinha o sucesso de um Tim já meio decadente. Confesso que ouvia e dançava esses sons meio que por acaso, tocava nas festas, eu estava lá. A coisa só bateu mesmo lá por 94, quando escutei “Homem da estrada”, um som dos Racionais MC´s que usava o sampler de “Ela partiu”. Um amigo me contou que essa música era de um “disco sinistrão do Tim Maia”, e me prometeu gravar a bolacha numa fita K7.

Quando joguei a fita BASF no meu walk-man paraguaio descobri que o “disco sinistrão” falava exclusivamente da Cultura Racional e que, além disso, era bom pra cacete! A fita passou a me acompanhar nas viagens daqui pro centro do Rio, pela Avenida Brasil. Daqui pra Madureira, pela Automóvel Clube. E pela Av. São João, onde aquela porta de loja ganhou um novo significado. Com o passar do tempo vasculhei os sebos e encontrei o vinil do Racional Volume 2 sendo vendido por módicos R$200, continuei na fitinha.

Só mesmo com a internet que consegui acessar os dois discos com um pouco mais de qualidade. E agora, em pleno 2008, surge uma nova bomba: Racional volume 3!. São cinco sons com cara de sobra de estúdio, é perceptível que alguns takes (principalmente os de voz) ainda não eram os definitivos. Mas vocês bem sabem que um take do Tim que não valia, vale mais do que muito malandro anda cantando por ai. Os instrumentais são tiro certo, lembram bons momentos dos dois volumes anteriores. Baixe o disco e, se tiver a curiosidade, pode ler o livro também.

João Xavi

rapper e jornalista

Nenhum comentário: