quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tim Maia Racional Vol. 3


Salve, salve...

Acabei de achar este texto falando do Racional Vol. 3 no Blog do produtor musical Dudu Marote

Foi com muita surpresa que recebi hoje um email da minha amigona Erika Brandão me perguntando se as cinco tracks totalmente inéditas do Tim Maia Racional que eu tenho vazaram na internet.

Fui no blog Trabalho Sujo e realmente lá estava o link. Baixei o zip: dei de cara com as cinco mixes que fiz. Como passei pra muito poucas pessoas, creio q essas passaram pra muito poucas pessoas tb e assim por diante até alguém postar na net.

A estória começou em 2000 quando eu produzia o primeiro álbum do Afroreggae. Trabalhei muito com o engenheiro de som William Junior. Quando numa gravação William me contou que tinha trabalhado com Tim Maia nos seus discos derradeiros perguntei se ele conhecia os discos da fase Racional. Como ele me respondeu que não, na semana seguinte levei os dois CDs da Phono 73 que eu tinha. Ao ouvir as músicas William teve um estalo e me disse q provavelmente tinha algo assim na casa dele, mas os tapes originais. O pai dele era dono de um estúdio no Rio nos anos 70, que não me lembro o nome. Tim tinha gravado esse material lá, e sem mais nem menos abandonado as gravações e os tapes, e nunca mais tinha ido buscar. E nisso já tinham se passado uns 25 anos!!!

Eu fiquei louco e pedi pra ele trazer esses tapes assim q ele tivesse chance. Eram tapes de oito canais de uma polegada. Mandei tudo pra um forno de tratamento pra que eles ficassem tocáveis e passamos tudo pra Pro Tools. Aí ouvi tudo várias e várias vezes pra constatar: eram cinco músicas totalmente inéditas. Só pra gente mesmo mixei as cinco faixas bem rapidamente com praticamente nenhum tratamento.

Algumas faixas têm até metais, outras só base. Mas todas com certeza somente voz guia. A impressão que tenho é que a única voz q deveria valer é a de "Brasil Racional".

O tape não tinha label nenhum então dei cinco nomes provisórios:

- Escrituração Racional - em dois takes diferentes, visivelmente incompletos. O Tim ia escolher um deles ou até editar partes dos dois, processo que se fazia muito naquela época

- You Gotta Be Rational

- Universo Em Desencanto Disco - esta vale o comentário, totalmente diferente de todas as outras, e pra mim, sendo disco, mostra que esse trabalho foi realizado depois dos álbuns que todos conhecemos.

- Brasil Racional - onde Tim literalmente lê o livro sobre uma base funk

Oferecemos pra algumas gravadoras na época mas nada andou.

Tempos depois, quando soube que os dois discos iam ter um lançamento oficial, ofereci pro selo mas tb não rolou.

Em 2006 o Jamanta Crew tocou com Ed Motta no Skol Beats e graças ao Ed conheci o Paulinho Guitarra, supostamente o guitarrista dessas gravações. O Paulinho não lembrava direito e nem soube dizer muito sobre isso.

No ano passado William Junior me procurou pra me dizer que tinha passado os tapes pra um dos melhores produtores do Rio de Janeiro (na minha opinião), e que juntos eles voltaram a tentar negociar com algum selo.

Esse produtor me disse que achou mais músicas do que as cinco que eu tinha. Mas eu não ouvi nenhuma delas e nem voltei a conversar com nenhum deles sobre o assunto.

Eu tb não toquei mais nas sessões de Pro Tools que tenho guardadas desde 2001.

Agora está na net, está no mundo, é isso. Tim Maia Racional 3 (nome tb totalmente chutado por mim) e vamo q vamo.

Tomara q isso cause bastante, q finalmente algum selo se interesse pela estória toda e faça um lançamento oficial.


E para quem quiser baixar o Racional Vol. 3 olha o link aqui
http://rapidshare.com/files/93397133/Tim_Maia_Racional_3.rar.html

No mais... aquele abraço

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns galera pelo serviço a cultura brasileira que vcs vem fazendo. Agora quero ver essa sonzera no show do dia 14.
Abraço e sucesso!!!

Daniel Ayer Quintela / BH / MG

Black Sonora disse...

Fala Daniel,

estamos aí pra divulgar a boa música, e valorizar nossa cultura.
esperamos voce lá no dia 14!!!!
abração,

Negreiros

Elisérgica disse...

Conheci o Tim maia racional através de um amigo da faculdade que, há mais ou menos 06 anos atrás, aplicou esse som na galera.
Ele tinha um CD gravado com todas as músicas do vol 1 e uma capa que era a cópia da capa "do livro".
Quase que como mantra ouviamos incansavelmente o CD dentro do D.A de História durante a manhã e a tarde inteira no bar do Geraldinho.
Entre uma cerveja e outra o a noite chegava e o CD rodava sem parar. Tinha quem reclamasse, mas a maioria se deixava envolver pelo som.
Fiz uma cópia, claro!!!!
Lembro de uma vez que fomos uma turma para o sítio de amigo Dagoberto e lá ouvimos o CD pirata o fim de semana inteiro (de vez em quando alguém alternava o racional com o Lenine, mas logo o Tim voltava para o aparelho de som, rs...)
Depois desta overdose de Tim Racional, em 2004 conheci o Black Sonora e junto com eles o "Tributo ao Racional Tim Maia".

Hoje em dia esse som faz parte da minha vida definitivamente.

E que chegue logo o dia 14!

Black Sonora disse...

Salve Elisa!

Numa relax, numa tranquila, numa boa???

Que foda este comentário, visse?!?!?

Valeu demais moça... e espalhe a palavra.

No mais... vibrações positivas sonoras

Yuga